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RESGATANDO NOSSA MEMÓRIA




Preparação

ASPIRAÇÃO DO MOTOR:

O motor aspirado tem em média 30 a 40% mais potência do que o original. Ele funciona basicamente dessa forma: ele é trabalhado para girar mais rápido, ou seja, é necessário que substitua-se o comando de válvulas, o retrabalho no cabeçote, a troca do coletor de ar, bobinas, velas, etc. Tudo tem que ser do tipo esportivo. Há a necessidade da recalibração do carburador. Assim, os cilindros são capazes de encher melhor, devido às válvulas permanecerem um maior tempo abertas. Isso melhora a potência do motor por ele girar mais rápido, influenciando na aspiração da mistura ar/combustível pelo cilindro. Acontece que nada é perfeito. Com o aspiramento do motor, além de mudar as características originais dele, ocorre uma perda de torque em baixas rotações e instabilidade em marcha lenta. É bem verdade que para transformar, a facilidade da instalação é bem melhor em relação ao turbo e seu baixo custo. Mas é bom pensar.

- Gicle : é uma peça que controla a quantidade de combustível que será queimado, existem dois gicle:

Baixa ( primeiro estágio = primeiro gicle).
Alta ( segundo estágio = segundo gicle).


VENENO ELETRÔNICO(CHIP):

 Trata-se de remapear ou trocar um chip ( Micro Controlador ) da unidade de injeção eletrônica. As mudanças são: -a retirada do limitador de giros que aumentar o fluxo de combustível, alteração do nível de oxigênio admitido na injeção, - alteração do nível de poluentes admissível na emissão de gases, e mais algumas alterações. Uma preparação dessa pode dar ao veículo 8 % a 10 % mais de potência ( é considerado uma praparação leve ) O preço do chip " envenenado " varia de R$ 200,00 a R$ 500,00 porque depende de como foi programado.

Chip:



COMANDO DE VÁLVULA:

 A troca de comando de válvula é mais comum nos motores Ford e VW ( auto latina ) até 1996, essa troca é menos comum nos carros mais novos. Um dos comandos mais procurados é o 049G usado nos veículos ( XR3 a partir 89 , Passat GTS Pointer 1.8 , Saveiro Sunset e Summer , Parati , Voyage GLS a partir de 93, alguns Santanas e Quantum 2000 e o mais famoso de todos o Gol GTS ( todos com esse comando de fabrica ) . O ganho de potência pode chegar de 4 a 5cv e não é necessário mudanças em outros componentes para essa adaptação . O preço de um comando mais "brabo" que esse custa a partir de R$ 180,00 que normalmente são importados .

Comando de Válvula:



ESCAPE 4 EM 1:

 O escape 4 por 1 ( no caso de motor de 4 cilindros que é o mais comum) se diferencia dos escapes comuns pela junção dos 4 canos que saem do motor e vão se juntar depois em 1, portanto as saídas são prolongadas facilitando a saída dos gases do veículo e proporcionando uma melhora no rendimento de carros de alta performance .

Escape 4 Em 1:



CABO DE VELAS:

 Alterando os cabos de velas para um de maior espessura ( 7.0 , 8.0 e 8.8mm) pode ajudar no rendimento , pois esses cabos oferecem menor resistência à corrente elétrica.

Cabo de Velas:



BOBINA DE IGNIÇÃO(ALTA PERFORMANCE):

 São bobinas desenvolvidas para garantir maior performance em motores de rua e competições proporcionado partidas rápidas , maior aceleração , menor consumo e maior vida util das velas.

Bobina de Ignição:



COLETORES:

 Coletores de carburadores de alta performance para veículos nacionais , especiais para Weber 40 e 44 em motores GM e VW . Fundidos em alumínio, passam por um polimento para melhorar a passagem da mistura combustível/ar, existem modelos com preço a partir de R$ 70,00 .

Coletores:



FILTROS DE AR ESPORTIVOS:

 Só agora esse item está ficando em alta, pois antigamente era despresado pelos preparadores com as novas tecnologia empregadas hoje os filtro são responsaveis por 02 a 20 cavalos de potencia na roda, sem o filtro exite perda. Claro que se vc retirar o filtro original que não foi projetado para alta perfomace, vai andar e render um pouco ,mas com um filtro esportivo esse rendimento pode ser otimizado. Mas para o ganho de pontencia aqui referido depende de diversos fatores um delas e a posição do filtro, aonde exitem locais no motor que não favorece a montagem de filtro esportivos.

Filtros Esportivos:

  


POLIA REGULÁVEL:

 Responsavel pelo funcinamento e resposta do motor, em poucas palavras movimentando em sentindo horario ou anti horario pode se adiantar ( mais torque) ou atrasar (mais potencia). Mas cada comando de valvula tem seu ponto ideal de funcionamento.

Polias:

  


LEGALIZANDO O TURBO:

 O turbo compressor pode ser legalizado junto ao DETRAN , o veículo tem que passar por uma bateria de teste que vai avaliar se o veículo não perdeu suas características de segurança, é avaliado a modificações mecânicas e também realizados testes dinâmicos para avaliar a dirigibilidade , frenagem, equilíbrio das suspensões, ruído e emissões de poluente. Esse inspeção pode ser feita em uma oficina credenciado pelo Instituto Nacional de Pesos e Medidas ( Inmetro). Mas para fazer os testes, o proprietário precisa levar a nota fiscal de compra de todo equipamento bem como a nota de serviço de instalação.

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