Sejam Bem Vindos ao Portal

RESGATANDO NOSSA MEMÓRIA




Meu carro é muito louco!!!

(: Diversão :)

Curiosidades do Mundo Automotivo


Curiosidades do mundo do automóvel que são um verdadeiro combustível para conversa de bar!


Em 1913 foi inventado o limpador de pára-brisa. Na época o dispositivo chegou a ser muito criticado. Achavam que seu movimento ritmico poderia hipnotizar o motorista.

A medida de potência cavalo-vapor (cv) foi invantada pelo escocês James Watt, após observar que um cavalo conseguia levantar uma carga de 75 kg a 1 metro de altura em 1 segundo.

O designer Giovanni Bertone começou a vida construindo e consertando carroças em Turim, Itália.

O Ford T, o carro que criou o conceito de linha de montagem, custava, no seu lançamento, em 1908, 805 dólares.

A Lamborghini, tradicional marca de esportivos, já produziu um jipão de quatro portas. Foram fabricadas 301 unidades do LM002, que podia levar até seis pessoas.

A Boeing, fabricante de aviões, criou o primeiro veículo movido a energia solar. Era um carro lunar de 20 Kg e foi usado no projeto Apolo 15, em 1971.

Jack Brabham entrou para a história da Fórmula 1 em 12 de dezembro de 1959 após ter empurrado seu carro, sem gasolina, por 800 metros, cruzando a linha de chegada em quarto, o que lhe garantiu o título.

A maior carreata de Rolls-Royce foi formada em 28 de maio de 2000, quando 420 carros fizeram uma fila de 3,2 Km em Chester na Inglaterra.

O primeiro carro com apoio de cabeça no banco foi o Chevrolet 1959.

As iniciais da marca alemã DKW, fundada em 1919, tiveram três significados durante os anos: Dampf Kraft Wagen (carro movido a vapor); depois Des Knaben Wunisch (o sonho dos meninos, devido aos pequenos motores de 18 cm3 para brinquedos); e finalmente Das Kleine Wnder (a pequena maravilha).


O primeiro carro nacional com injeção eletrônica, o Gol GTi, lançado em 1989, apresentava um pequeno problema quando passava por regiões de alta radiação magnética, como áreas onde estão instaladas antenas de rádio e TV. O sistema de injeção sofria interferência, o que fazia o motor engasgar por alguns segundos.

Cerca de 80% das colisões de trânsito acontecem entre 40 km/h e 50 km/h.

Após a segunda guerra mundial, Henry Ford contratou dez oficiais aposentados da Força Aérea americana. Seis se tornaram vice-presidentes da Ford, incluindo Robert McNamara, o ex-secretário de Defesa do governo Kennedy.

Nos anos 50, o carro tinha em média cinqüenta fios, totalizando 50 metros. Hoje tem 1100 fios, somando 2 quilômetros.

O motor de maior cilindrada do mundo pertenceu a três carros americanos da década de 10. O Pierce-Arrow 6-66, o Peerless 6-60 e o Fageot dividiam um seis cilindros de 13 500 cm3 com apenas 66 cv.

O Land Rover, criado na Inglaterra em 1948, foi feito em alumínio devido à falta de aço no país causada pela II Guerra Mundial.

O Morgan 4/4 é o carro mais antigo ainda em produção. Fabricado desde dezembro de 1936, em Malvem (Inglaterra), o Morgan tem fila de espera entre seis e oito anos devido à produção artesanal. O modelo se chama 4/4 porque tinha motor de quatro cilindros e quatro rodas -- para diferenciá-lo dos modelos de três rodas produzidos pela empresa.

Em 1897, a francesa Davy de Cussé teve a idéia de colocar um espelho na frente do carro para ver o que acontecia atrás. Surgia assim o primeiro espelho retrovisor.

O artigo 105 do Código Brasileiro obriga as bicicletas que trafegam em vias públicas a ter campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.


Portal DrFotos.com.br

WebMaster: Guilherme Miranda de Aguiar

Projetos e Coordenação: Gilson Gonçalves de Aguiar